As Melhores Cidades Com Praia Para Morar No Brasil
Morar na praia é o sonho de muitos brasileiros. Alguns esperam ansiosos a aposentadoria para poder realizar esse desejo, enquanto outros preferem arriscar uma mudança mesmo sem conhecer bem o destino ou ter um trabalho garantido. Mas como escolher a melhor cidade litorânea para morar?
Para facilitar sua vida, separamos alguns municípios com praia que merecem sua atenção. A lista leva em conta principalmente o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). O estudo avalia o nível de desenvolvimento econômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros considerando critérios como emprego e renda, saúde e educação.
Santos
Santos prova que é possível encontrar boa qualidade de vida e condições econômicas favoráveis em cidades litorâneas do Brasil. Com um pouco mais de de 430 mil habitantes, a maior cidade do litoral paulista ficou em 22º lugar no ranking geral divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2016.
Em se tratando de cidades brasileiras com praia, Santos aparece no topo da lista. Vale lembrar que a cidade abriga o maior porto da América Latina, por onde passa mais de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil. Suas atividades configuram a principal fonte de riqueza do município. Os setores do turismo, serviços e pesca completam a lista de atividades que movimentam a economia de Santos. Além disso, a cidade se destaca pelas opções de lazer e seus sete quilômetros de praia, acompanhados pelo maior jardim de orla do mundo.
Ilhabela
O estado de São Paulo tem mais uma praia que ganhou destaque na pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). No ranking geral, Ilhabela aparece em 31º lugar, sendo o segundo município litorâneo da lista. Localizado no litoral norte do estado de São Paulo, o arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do Brasil. Mas não é só sua beleza que leva o município a estar entre os destinos litorâneos mais procurados por moradores de todo de todo o país.
A cidade obteve um índice alto em educação e saúde, também estando bem avaliada no quesito emprego e renda. Para quem pretende buscar uma oportunidade de trabalho, é importante saber que a economia da cidade é baseada no turismo, na construção civil e no comércio. Já a pesca, o funcionalismo público e o artesanato ocupam posições secundárias em termos econômicos.
Florianópolis
Conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis é a capital brasileira com melhor índice de desenvolvimento socioeconômico. A economia do município é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. No ranking geral, Florianópolis ficou na 47ª posição, sendo a quinta cidade do estado de Santa Catarina a parecer na lista.
Mas Florianópolis não é apenas uma das melhores cidades para se viver no Brasil. A cidade também é um dos destinos mais buscados por turistas estrangeiros, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Isso principalmente por conta de suas belas praias, eventos e festas.
Balneário Camboriú
Conhecido em todo Brasil por seus arranha-céus, vida noturna agitada e belezas naturais, Balneário Camboriú também pode proporcionar uma boa qualidade de vida para seus moradores. No ranking geral, a cidade catarinense ficou na 49ª colocação, sendo a terceira litorânea a aparecer no ranking e a sexta cidade de seu estado.
Sua economia é baseada principalmente na prestação de serviços e no comércio. A cidade ainda se destaca na construção civil e no turismo.
Linhares
Localizada no estado do Espírito Santo, Linhares tem o maior complexo lacustre da na América Latina. São 90 lagoas, com destaque para a Juparanã, segunda maior do Brasil em volume de água. Mas o município não se destaca apenas pelas belezas naturais.
Apelidada de "cidade das águas", Linhares também conta com diversas empresas. Além disso, é considerada atualmente como uma das melhores cidades para investimento financeiro e desponta como maior polo de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.
Torres
Localizada no litoral gaúcho, Torres também está entre os melhores municípios com praia para se viver no Brasil. Além de ser considerada a praia mais bonita do Rio Grande do Sul, é atualmente o município de maior desenvolvimento econômico do litoral norte do estado, segundo dados do IFDM.
No ranking estadual, o município ficou na 45ª posição. Já no ranking geral, aparece na 237ª posição entre os mais de cinco mil municípios do Brasil analisados. Sua principal atividade econômica é o turismo, representando praticamente 40% da receita total.
Vitória
Com 365 mil habitantes, Vitória é a segunda capital com praia a aparecer no ranking, apenas atrás de Florianópolis. Considerado todas as capitais, ficou atrás também de Curitiba, São Paulo, Teresina e Cuiabá.
É a segunda maior economia do seu estado, perdendo apenas para Serra. A economia de Vitória é voltada para as atividades portuárias, comércio, indústria, prestação de serviços e também ao turismo de negócios. A capital capixaba conta com dois portos que estão entre os mais importantes do país: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão.
Rio de Janeiro
A terceira capital com praia a aparecer na lista é o Rio de Janeiro, tendo caído da 5ª para 11ª posição no ranking geral das capitais entre 2013 e 2016. O principal fator para a queda no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi o aumento do desemprego enfrentado pela cidade nos últimos anos.
Ainda assim, a capital do estado do Rio de Janeiro é bastante procurada por quem deseja morar em uma cidade com praia, já que oferece toda a estrutura de uma cidade grande e ainda proporciona aos moradores uma das mais belas paisagens naturais do Brasil.
Itajaí
Em constante crescimento e com cerca de 200 mil habitantes, Itajaí é conhecida como a capital brasileira da pesca, o que torna o município uma ótima escolha para quem procura oportunidades de trabalho. A cidade catarinense tem o maior porto pesqueiro do Brasil e o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. Não à toa cerca de 15 mil pessoas trabalham direta e indiretamente na indústria da pesca na cidade.
Também é uma cidade universitária e com belas praias, além de ser bastante procurada por quem deseja investir em imóveis, pois tem um dos metros quadrados mais valorizados do estado de Santa Catarina.
Niterói
Niterói não é apenas um importante centro histórico-cultural do Brasil. A cidade também se destaca em outros quesitos, principalmente em termos de desenvolvimento econômico. Atualmente, é um dos principais centros financeiros, industriais e comerciais do Rio de Janeiro, além de ser o município com maior renda média do estado.
Por isso, Niterói é uma ótima opção para quem busca boas oportunidades de negócio e qualidade de vida. Isso sem falar que as praias de Niterói são um verdadeiro espetáculo.
Navegantes
Para quem busca uma cidade um pouco menor, mas com uma ótima qualidade de vida, Navegantes pode ser uma opção. Em 2015, Navegantes foi considerada a quinta melhor cidade catarinense de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Em relação ao país todo, a cidade alcançou a 63ª posição no ranking.
Em geral, a economia da região catarinense onde se encontra Navegantes é bastante diversificada, tendo como destaque a agricultura, a pecuária, o turismo, a indústria, a pesca e a construção naval. O Porto de Navegantes, assim como ocorre em Itajaí, assegura que a cidade não fique apenas dependente apenas do turismo e aumente as opções de emprego.
Recife
Recife é uma opção a ser considerada para quem procura uma capital com praia no nordeste do Brasil. Afinal, a cidade oferece muito mais do que belos pontos históricos e praias. Segundo os últimos levantamentos, a cidade tem uma das maiores economias da região, o que faz com que os moradores encontrem boas oportunidades de trabalho por lá.
Entre as principais atividades econômicas da capital pernambucana, se destacam a área de tecnologia da informação e comunicação e a indústria da economia criativa, além das expressivas atividades ligadas ao turismo.
João Pessoa
João Pessoa é uma opção para quem sonha em morar em uma cidade com belas praias, sem abrir mão de uma boa infraestrutura. Com pouco mais de 800 mil habitantes, a capital da Paraíba é a 14ª capital mais bem posicionadas no ranking divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Economicamente, João Pessoa concentra 30,7% de todas as riquezas produzidas no estado. Os setores mais fortes da economia de João Pessoa são o comércio e o turismo. A cidade ainda oferece uma ampla rede de transporte público e um grande conjunto de serviços em diferentes ramos econômicos, o que é ótimo para seus moradores. Para deixar tudo melhor, João Pessoa chama a atenção por ter um dos metros quadrados mais acessíveis do país em comparação a outras capitais.
São Luis
A capital do estado do Maranhão é uma das cidades litorâneas preferidas dos turistas. Afinal, a cidade possui praias deslumbrantes, como a Praia Calhau, a Praia de São Marcos e a Praia do Meio, além de uma arquitetura histórica.
São Luís também é uma das melhores cidades do Nordeste para se viver atualmente. Com forte presença de indústrias e um litoral estratégico, possui grande infraestrutura para seus habitantes. A cidade conta ainda com o Porto de Itaqui, um dos mais importantes do Brasil e responsável por um grande volume de exportações de produtos primários. Além disso, os moradores desfrutam de um custo de vida mais acessível em relação à outras capitais do Brasil.
Natal
Com praias, dunas e lagoas, Natal é outra cidade litorânea que atraí milhares de turistas a cada ano, o que faz com que o setor do turismo seja bastante aquecido. A capital Potiguar ainda se destaca pelas atividades de comércio, indústria e serviços. Ou seja, possibilidades para áreas de atuação distintas.
A cidade também conta com boa infraestrutura, um trânsito não tão caótico e um clima agradável todo o ano.
Fortaleza
Com 34 km de praias, a capital cearense possui paisagens de tirar o fôlego de qualquer morador ou turista. Dentre as praias mais convidativas da cidade estão a famosa Praia de Iracema, a Praia do Meireles e a Praia do Futuro. Mas Fortaleza oferece muito mais do que belos cenários.
O município também constitui um importante centro comercial e industrial do país, sendo a maior economia do Nordeste. Bem desenvolvida e estruturada, a cidade é uma das melhores opções para quem deseja viver em uma cidade litorânea no Brasil.
Salvador
Assim como outras capitais litorâneas, Salvador proporciona contato mais próximo com a natureza e ainda possui uma infraestrutura completa, com várias opções de serviços e uma maior variedade de trabalho.
Além das possibilidades na área do turismo, a capital baiana conta com diversas empresas tanto a nível nacional como internacional. Ainda na capital, há oportunidades no setor industrial, principalmente nos seguintes ramos: alimentício, têxtil, da construção civil, de maquinários e correlatos.
Guarujá
Com uma população de mais de 300 mil habitantes, Guarujá conta com belas praias que oferecem opções de lazer e descanso para todos os gostos. Sua localização é outro ponto positivo a ser considerado.
Guarujá fica a cerca de 100 km da capital, mas é beneficiada pela infraestrutura da sua famosa cidade vizinha, Santos. É uma boa opção para quem procura uma cidade litorânea mais calma e reservada, mas com uma boa infraestrutura e perto de cidades mais movimentadas. Em se tratando de economia, Guarujá tem como principal setor o turismo, mas também possui atividade marítima de lazer e indústria e uma intensa atividade portuária.
Aracajú
Apesar de ser uma capital, Aracajú é capaz de proporcionar uma vida mais tranquila para quem pretende morar por lá. Isso porque se trata de uma cidade relativamente pequena e com poucos habitantes (cerca de 650 mil em 2017, segundo o IBGE) se comparada com outras capitais e grandes centros urbanos.
Você não terá que encarar muito trânsito, terá mais facilidade para se locomover e ainda encontrará toda a infraestrutura de uma capital. Isso sem contar o custo de vida baixo e as belas paisagens da cidade.
Lauro de Freitas
Lauro de Freitas não é tão popular quanto outras cidades litorâneas desta lista, mas merece sua atenção, principalmente se você procura tranquilidade. Com um pouco mais de 201 mil habitantes, Lauro de Freitas fica pertinho de Salvador (aproximadamente 35 minutos de viagem), mas sem todos os problemas que as metrópoles costumam ter.
Ainda que não seja uma capital, a cidade conta com amplo serviço de saúde, comércios de qualidade, shoppings, entretenimento, casas de show, além de boas faculdades e escola. Ou seja, Lauro de Freitas é uma das melhores cidades para se morar no Nordeste.