Alimentos Que Podem Ser Consumidos Mesmo Depois De Vencidos
É óbvio que devemos sempre dar preferência ao consumo de alimentos frescos ou então de produtos industrializados que estejam dentro da data de validade. No entanto, você não precisa ser tão rigoroso com todas as datas indicadas pelos fabricantes. Segundo algumas pesquisas, certos alimentos podem ser consumidos com segurança mesmo que a data impressa no rótulo já tenha passado.
Então, não entre em pânico se você encontrar um produto vencido em sua despensa. Você não precisa jogá-lo fora imediatamente. Mas quais alimentos duram além da data de validade? E por quanto tempo ainda podemos consumi-los? Confira a seguir!
Leite
Você pode estar desperdiçando dinheiro sem saber. Isso porque o leite integral de caixinha (UHT) dura até uma semana após a data indicada na embalagem. Já o leite desnatado e o leite sem lactose podem permanecer frescos por até dez dias após a validade.
Uma vez aberta a embalagem, conserve o leite na geladeira. Assim, você pode consumi-lo em até quatro dias. Para prolongar a vida útil do alimento, guarde-o na parte de trás da geladeira. Se você colocá-lo na porta, as mudanças constantes de temperaturas farão com que o leite apodreça mais rapidamente. Se você notar qualquer cheiro ruim ou um aspecto estranho, jogue-o fora imediatamente.
Ovos
Os ovos perdem o frescor quando se aproximam da data de validade. Mas isso não significa que eles tenham estragado. Normalmente, os ovos permanecem seguros por três a cinco semanas após a data de vencimento indicada na embalagem.
Para ter certeza se um ovo já estragou, faça o teste da água. Coloque o alimento em uma tigela ou xícara de água. Se afundar, está fresco. Se flutuar, está estragado. Se pairar no meio, está perto de estragar. No entanto, caso você queira usar o ovo cru (por exemplo, em maioneses e mousses), é preferível utilizá-los bem frescos.
Queijo
Em muitos casos, você pode comer queijo fora do prazo de validade, mas isso depende do tipo. Queijos duros, como o parmesão, podem permanecer frescos por quatro meses na geladeira.
Por outro lado, os queijos macios, como o brie e o camembert, duram bem menos: cerca de duas semanas depois de abertos. Isso porque o mofo se espalha rapidamente pelo queijo macio. Logo você deve jogá-lo fora após a data de validade.
Pão
Alguns pães contêm conservantes que prolongam sua vida útil. Por isso, eles podem durar até sete dias quando armazenado em temperatura ambiente. Se refrigerado, o produto tende a permanecer fresco por até mais quatro dias. Pão sem glúten, que é suscetível à umidade, deve ser consumido em menos dias.
Contanto que não esteja já mofado, você pode comer seu pão mesmo depois de alguns dias vencido (embora possa não ter um gosto tão bom quanto aquele recém saído do forno). Guarde seu pão na despensa, longe da umidade, ou ainda no congelador. Aliás, o pão congelado pode permanecer bom para consumo por até seis meses.
Mel
Embora o mel escureça e cristalize com o tempo, isso não significa que tenha estragado. O mel tem uma vida útil quase indefinida, desde que seja armazenado corretamente. Tudo que você precisa cuidar é que ele não fique em um lugar úmido.
De acordo com Amina Harris, diretora executiva do Centro de Mel e Polinização da Universidade da Califórnia, o mel não retém umidade. Vírus e bactérias são "sufocados" pela falta de água. No entanto, se o alimento for exposto à água, pode estragar. Por isso, guarde o seu mel na despensa. Se você notar que ele está cristalizado, coloque o vidro aberto numa panela de água quente e mexa-o até os cristais se dissolverem.
Arroz
Embora seja difícil acreditar, o arroz cru pode durar muitos anos se for mantido em um recipiente sem oxigênio. Na verdade, esse produto praticamente não possui validade! Mas isso se aplica ao arroz branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati. Já arroz integral requer um cuidado maior devido a seu teor mais alto de gordura e deve ser consumido preferencialmente dentro do prazo de validade recomendado pelo fabricante.
Caso você queira consumir o arroz em uma próxima refeição, basta conservá-lo na geladeira. Dessa forma, ele tende a durar por até três dias.
Manteiga e Margarina
Aqui temos dois produtos que também duram muito! Você pode comer manteiga por pelo menos um mês após a data de validade, se não mais. Geralmente, a manteiga permanece fresca por seis a nove meses na geladeira. Porém, se a manteiga ficar no balcão, ela dura no máximo uma semana. Já a margarina dura ainda mais!
Como a margarina contém óleos vegetais, ela permanece fresca por até cinco meses após o prazo de validade. Depois de abrir o recipiente, porém, você deve consumir em até dois meses. E não esqueça de guardá-la na geladeira!
Açúcar
Como o mel, o açúcar tem uma vida útil impressionante. Como não há água no açúcar, as bactérias não podem sobreviver dentro dele. Você pode guardar a embalagem por anos e ainda assim o produto estará bom para consumo! Isso vale para açúcares granulados e em cubos.
Outros tipos devem ser consumidos dentro de dois anos, especialmente o mascavo. Para manter a qualidade, conserve o açúcar longe da umidade, luz e calor. Sim, é possível deixá-lo na geladeira, mas com alguns cuidados. Como o açúcar pode absorver outros odores fortes (como cebola e alho), convém selá-lo em um recipiente hermético.
Chocolate
O chocolate pode sim estragar, mas isso quase nunca acontece exatamente na data indicada pelo fabricante. Normalmente, as barras de chocolate duram de seis a 24 meses. No entanto, você não precisa descartá-las imediatamente após o vencimento. Na verdade, a validade vai depender muito da qualidade, do tipo e de como o produto é armazenado.
Você saberá que o chocolate está estragado se notar rachaduras na superfície ou mofo. Se você observar qualquer coisa estranha, jogue-o fora imediatamente.
Massa
A massa seca, ainda embalada, pode ser consumida muito além de sua data de validade. O importante é conservá-la em sua embalagem original ou guardá-la em recipientes de vidro hermeticamente fechados.
A massa cozida, no entanto, só permanece fresca por cerca de uma semana na geladeira. Mas como ter certeza que ainda posso consumir a massa? O alimento estragado desenvolverá mofo, descoloração ou um cheiro estranho, mesmo se o macarrão estiver seco.
Pasta de amendoin
Se você armazenar a manteiga de amendoim corretamente, poderá usá-la por meses após a data impressa na embalagem. E aqui temos uma dica! De acordo com o National Peanut Butter Board, as manteigas de oleaginosas duram muito mais tempo na geladeira após a abertura.
Depois de abrir o pote, você pode manter a pasta de amendoim por até três meses na despensa ou até seis meses na geladeira. É improvável que a manteiga de amendoim vencida o deixe doente; no entanto, seu sabor rançoso sinalizará que o alimento está estragado.
Comida enlatada
De acordo com a Canned Food Alliance (A Aliança de Alimentos Enlatados dos Estados Unidos), os alimentos enlatados duram em média dois anos. Esse tempo pode variar de acordo com o conteúdo da lata. Alimentos ácidos, como tomates, duram cerca de 18 meses. Já os alimentos com baixo teor de ácido, como feijão, podem permanecer frescos por até cinco anos.
Mas você ainda pode consumir enlatados de forma segura por mais alguns meses depois da data indicada na embalagem. Para isso, mantenha-os longe da umidade e em lugares frescos. Além disso, sempre verifique se há danos no recipiente antes de consumir o alimento. As latas devem estar em perfeitas condições, sem manchas de ferrugem, nem estufadas, nem amassadas.
Frutas e legumes congelados
Temos uma boa notícia para quem deseja ser saudável, mas gosta de praticidade. Muitas frutas e legumes congelados duram além da data impressa! Se você não abrir a embalagem, as frutas congeladas duram até dez meses após a data indicada. Depois de abertas, elas podem ser armazenadas no congelador por cerca de oito meses.
Com os vegetais congelados é praticamente a mesma coisa, dependendo do tipo. Cenouras, brócolis e couve-flor podem ficar congelados por até um ano. As folhas verdes devem permanecer congeladas por apenas oito meses, e os tomates e pimentões duram cinco meses. Agora você não tem mais desculpas para deixar de incluir frutas e vegetais no seu prato.
Iogurte
Como o iogurte é fermentado, ele costuma ter uma boa duração na geladeira. Incrivelmente, este laticínio pode ser consumido entre sete e dez dias após a data indicada na embalagem.
Após a abertura, o ideal é que o iogurte seja consumido em menos dias. É sempre aconselhável que você fique de olho no aspecto do produto. Para saber se o iogurte estragou, verifique a quantidade de líquido. Outros sinais incluem um fundo coalhado, mofo ou mau cheiro.
Café
Como você já deve ter notado, o café não "estraga" da mesma forma que o pão mofa ou uma banana apodrece em sua bancada. Sua duração é bem mais longa. Aliás, o café até pode ser consumido por alguns meses após sua data de validade se estiver embalado corretamente. Porém, depois de aberta a embalagem, é melhor não ultrapassar a data de validade por muitos dias.
Mesmo que o café tecnicamente não estrague exatamente na data de validade, com o tempo, a exposição ao ar fará com que o produto se decomponha, perdendo sabor e intensidade. Outro detalhe: os grãos inteiros duram mais do que o café pré-moído.
Ketchup e Mostarda
Condimentos como ketchup e mostarda têm uma vida útil bastante longa. Se o seu ketchup não for aberto, ele pode ser armazenado na despensa por até um ano após a data de validade. No entanto, depois de aberto, guarde o produto na geladeira e consuma em até seis meses.
A mostarda amarela tem uma duração ainda maior do que o ketchup. Ela pode ser armazenada fechada por até dois anos após a data de validade ou por um ano na geladeira após a abertura da embalagem.
Farinha
A farinha branca pode ser utilizada até seis meses depois de sua data de validade se mantida fechada na despensa. Uma vez aberta a embalagem, mantenha o alimento refrigerado para prolongar seu frescor. Apenas tenha cuidado para deixar o recipiente contendo a farinha longe da umidade.
Caso você sinta um cheiro estranho ou perceba que a farinha está mofada, não arrisque! Descarte tudo imediatamente.
Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas são feitas de maneira diferente e, portanto, têm prazos de validade variados. Garrafas fechadas de bebidas alcoólicas como vodca, uísque e rum praticamente não estragam, desde que permaneçam lacradas e guardadas em local fresco e seco. Após a abertura, essas bebidas devem ser consumidas dentro de seis a oito meses para obter o máximo sabor.
Já a cerveja costuma perder o sabor com o tempo. Tente beber sua cerveja dentro de seis meses a partir dos dados de engarrafamento.
Salsichas
As salsichas de marca responsável, sempre que foram corretamente armazenadas, podem ser consumidas após a data indicada pelo fabricante. Mas cuidado! Normalmente, esse produto dura no máximo quatro dias após a data de validade e precisa estar armazenado na geladeira.
Além disso, as salsichas devem ser sempre fervidas por, no mínimo, dez minutos. Você também deve ficar atento a qualquer odor forte ou outro sinal para evitar problemas de saúde. Não arrisque mais do que alguns dias depois da data de vencimento.
Ervas Secas e Especiarias
Você não precisa jogar fora o restante do orégano só porque a embalagem está sinalizando o vencimento do produto naquele dia. Desde que permaneçam em locais frescos e arejados, as especiarias podem ser consumidas além da data de validade.
No entanto, é possível que elas acabem perdendo parte de seu sabor depois de um tempo. Por outro lado, felizmente, é improvável que consumir um tempero estragado o deixe doente.