Esses SUVs São Um Pesadelo Para Os Compradores De Veículos
Os utilitários esportivos são alguns dos automóveis mais populares nas estradas. Perfeitos para famílias e para quem precisa se deslocar, comprá-los pode ser um momento marcante na vida de alguém. No entanto, nem todos os SUVs são iguais. Alguns têm reputações de falhar no pior momento, enquanto outros simplesmente não são equipados adequadamente para serem considerados SUVs de verdade.
Se você está no mercado em busca de um carro novo ou usado, certifique-se de conferir esta lista para evitar adquirir um veículo que possa potencialmente se tornar um problema ou até mesmo colocar em risco a sua segurança e de sua família. Aqui está a lista dos piores SUVs de todos os tempos:
Land Rover Discovery
Lançado originalmente em 1989, o Land Rover Discovery faz parte de uma série de médio porte da fabricante Land Rover. Ao todo, existem cinco séries de SUVs Discovery que foram vendidas separadamente e estão espalhadas pelo mundo.
Embora o Discovery tenha tido bastante sucesso inicialmente, as vendas do modelo da Land Rover começaram a diminuir nos últimos anos. Apesar de parecer resistente, sua manutenção é cara e geralmente não é confiável.
Acura ZDX
Produzido e comercializado como um crossover de luxo de tamanho médio pela montadora Acura, o ZDX combina elementos de um sedan, SUV e cupê, o que pode explicar a sua aparência única.
Essa combinação, no entanto, levou o público a ter ideias confusas sobre o que esperar do ZDX e isso acabou afetando as vendas do veículo. Seu tempo de produção foi de 2009 a 2013, e nesse período de quatro anos, pouco mais de 5.000 unidades foram vendidas.
Isuzu VehiCROSS
O Isuzu VehiCROSS é um SUV compacto fabricado pela Isuzu de 1997 a 2001. Projetado para a condução tanto na estrada quanto fora dela, o VehiCROSS teve avaliações mistas quando foi introduzido no Salão Internacional do Automóvel de Tóquio.
Durante os quatro anos de produção do Isuzu VehiCROSS, a Isuzu fez atualizações mínimas no interior e na carroceria para estimular e reter sua base de compradores. Como resultado, o modelo acabou sendo descontinuado em 2001 devido a um defeito e a uma diminuição nas vendas.
Toyota 4Runner
Lançado em 1983, o Toyota 4Runner é um utilitário que se enquadra tanto na categoria compacta quanto na de médio porte. Conhecido como Toyota Hilux em alguns lugares do mundo, o 4Runner foi projetado para ser um carro para famílias.
Fora alguns recursos tecnológicos mais avançados nos modelos mais novos, o 4Runner não é incrivelmente único nem oferece nada de especial aos compradores. Se você não está procurando um SUV off-road de tamanho médio, há muitas outras opções para escolher no mercado.
Jeep Wrangler
Até mesmo os potenciais compradores do Jeep Wrangler, que já estão cientes do alto consumo de combustível do veículo, ficam surpresos com o quão ruim ele é quando estão na estrada. Muitos até mesmo levam seus veículos a um mecânico para verificar se há algo errado.
Os proprietários desse modelo frequentemente recorrem aos fóruns online do Wrangler para discutir o consumo de combustível, com muitos deles se perguntando o que há de errado com seu veículo. Algumas respostas culpam o "pé pesado" dos motoristas pelo baixo rendimento do combustível, enquanto outros são mais realistas e explicam que "bem-vindo ao mundo Jeep, ajustes podem ajudar, mas é difícil atingir uma economia de combustível superior a 15 mpg"...
Suzuki X-90
O Suzuki X-90 é um SUV subcompacto que tem a aparência de um carro e de uma picape. Apresentado como um carro conceito em 1993, o X-90 só foi lançado e fabricado em 1995, onde permaneceu em produção por dois anos até ser descontinuado em 1997.
Em seu ciclo de dois anos, menos de 6.000 modelos foram vendidos e ele foi até mesmo nomeado "Um dos Piores Carros Já Feitos" pelo Top Gear em 2013 por sua falta de recursos e aparência pouco atraente.
Lincoln MKT
O Lincoln MKT é um SUV crossover de luxo de tamanho completo, produzido e comercializado pela Ford Motor Company, sendo o segundo maior SUV da marca, ficando entre o Lincoln MKX e o Lincoln Navigator.
Ele foi produzido por um período de nove anos, entre 2010 e 2019, no entanto, vendeu menos de 30.000 unidades durante esse período. O Lincoln originalmente o fez para competir com o Acura MDX, Audi Q7 e Mercedes-Benz R-Class, embora esses modelos tenham tido um desempenho melhor do que o MKT.
Infiniti QX56
Essencialmente a mesma coisa que um Nissan Patrol de luxo, o Infiniti QX56 era um SUV de luxo em tamanho completo projetado como um concorrente de desempenho. Em 2013, a Infiniti decidiu renomear o QX56 para QX80.
Os nomes dos SUVs são derivados da capacidade do motor e, como o nome sugere, o QX56 vinha com um motor padrão de 5,6 litros. Infelizmente, ser uma versão não atualizada de um veículo não-luxuoso significou a ruína do Infiniti QX56.
Chrysler Aspen
O Chrysler Aspen foi um SUV de luxo com cinco portas e motor Hemi, baseado originalmente no Dodge Durango. Foi um dos primeiros SUVs da marca baseados em caminhões, criado para competir com outros fabricantes no mercado de SUVs. No entanto, o Aspen não atingiu as expectativas.
Não foi bem recebido pelo público, que evitou as concessionárias, e acabou sendo descontinuado em 2010, com apenas 30 unidades vendidas em seu último ano de produção.
Pontiac Aztek
O Pontiac Aztek é um SUV crossover de tamanho médio, que não estava muito distante do Buick Rendezvous, já que ambos foram fabricados pela General Motors e se assemelhavam em termos de estrutura e estilo. O Aztek vinha de fábrica com recursos não tradicionais, como bancos traseiros removíveis, tampa traseira bipartida e assoalho do porta-malas deslizante.
Por um curto período de tempo, houve um aumento acentuado na popularidade do Aztek devido à sua aparição na série "Breaking Bad". Após um pequeno aumento nas vendas, sua popularidade diminuiu e a linha foi descontinuada.
Fiat 500X
O Fiat 500X é um SUV subcompacto que complementa a linha Fiat 500. Apesar de ser um SUV, o Fiat 500X ainda é limitado em termos de espaço, assim como seu modelo menor.
O Fiat 500X é intimamente relacionado ao Jeep Renegade e ambos são fabricados pelos mesmos fabricantes, embora o Fiat 500X seja principalmente produzido na Itália. Nos Estados Unidos, os compradores interessados no 500X têm cinco níveis de acabamento base para escolher: Pop, Pop Star, Lounge, Cross e Cross Plus.
Dodge Durango
O Dodge Durango, um SUV de porte médio, tem como base o Dodge Dakota e foi inicialmente lançado como um utilitário esportivo grande baseado em caminhões, com capacidade para transportar até sete pessoas. Com o passar do tempo, a Dodge reformulou o veículo, tornando-o menos robusto e mais suave em sua aparência.
Infelizmente, a Dodge precisou realizar um recall em dezenas de milhares de Durangos devido a um defeito que poderia impedir que os airbags se abrissem em caso de colisão.
Jeep Renegade
Lançado em 2014, o Jeep Renegade é um SUV crossover subcompacto off-road produzido pela Jeep. Embora tenha tido uma boa receptividade inicial, o veículo enfrentou queda nas vendas nos últimos anos.
Com sua disponibilidade global, o Renegade foi concebido como uma opção menor e mais acessível para compradores que desejavam um Jeep, com alguns dos mesmos recursos e aparência semelhante ao icônico Jeep Wrangler. Ele foi projetado para substituir dois outros modelos da Jeep: o Compass e o Patriot.
Volvo XC90
O Volvo XC90 é um SUV de luxo de tamanho médio que está em sua segunda geração. Ele está disponível desde 2002, depois de ser apresentado como um carro conceito em 2001.
Rotulado como um SUV prático, se você planeja dirigir com seus animais de estimação ou crianças, então este Volvo pode ser uma opção em potencial. Por outro lado, se você tem o desejo de dirigir um gastador de gasolina desajeitado, então este SUV é imbatível.
Dodge Journey
Semelhante a uma minivan menor, o Dodge Journey é um SUV crossover de tamanho médio fabricado pela empresa FCA. Embora tenha sido concebido como um modelo completamente novo e diferente dos outros veículos da linha Dodge, ele não é muito diferente do Dodge Durango.
Em 2014, a Fiat decidiu seguir um caminho diferente com seus modelos e lançou o Journey Crossroad. As vendas do Journey oscilaram desde 2007, mas têm seguido uma tendência de queda desde então.
Subaru B9 Tribeca
Batizado em homenagem ao bairro sofisticado de Nova York, o Subaru B9 Tribeca foi um SUV crossover de tamanho médio fabricado pela Subaru de 2006 a 2007. Inicialmente, o Subaru B9 Tribeca enfrentou questionamento e críticas do público, e a Subaru decidiu, devido à reação negativa, mudar o nome do B9 para simplesmente Subaru Tribeca.
Se isso já não fosse ruim o suficiente, a Subaru decidiu interromper a produção do Tribeca em 2015 devido à desaceleração das vendas; em seus 10 anos de produção, menos de 84.000 unidades foram vendidas.
Mercedes-Benz GLA
Considerado um SUV esportivo, o Mercedes-Benz GLA foi inicialmente projetado para competir com o BMW X1 e o Audi Q3. A carroceria do carro é baseada em um Nissan QX30 e fora algumas mudanças de rótulo, os SUVs são quase idênticos entre si.
Para comercializar o GLA, a Mercedes-Benz fez parceria com a Nintendo e criou um anúncio que mostrava Mario dirigindo um dos GLAs na televisão. Embora o marketing tenha sido criativo, as vendas dos modelos GLA ficaram estagnadas nos últimos anos, sem muito aumento ou melhoria.
Lexus LX570
Um SUV de luxo de tamanho grande baseado no SUV Toyota Land Cruiser, o Lexus LX570 é basicamente uma réplica exata do Land Cruiser com um logotipo da Lexus na frente.
O LX no nome do carro significa "Luxury Crossover" (Crossover de Luxo) e, embora haja algumas pequenas alterações na linha LX, não há nenhum recurso gritante que o ajude a se destacar entre outros SUVs de luxo em sua classe. As vendas do Lexus LX570 têm oscilado desde 2007, mas a montadora nunca vendeu mais de 8.000 unidades em um único ano.
Lamborghini LM002
Um SUV esportivo de quatro portas, o Lamborghini LM002 foi a primeira picape SUV projetada pela marca de carros esportivos de luxo. Com base em sua aparência e utilidade, fica claro que eles arriscaram no design e construção do LM002.
Desde 1986, quando o Lamborghini LM002 foi produzido pela primeira vez, apenas 328 foram fabricados. Apelidado de "Rambo Lambo", este SUV prova que nem todos os SUVs esportivos de luxo são iguais, e que alguns podem ser desnecessários ou indesejados.
GMC Acadia
Um crossover de tamanho médio fabricado e vendido pela General Motors, o GMC Acadia foi projetado a partir do Chevrolet Traverse e do Buick Enclave.
O GMC Acadia foi o primeiro veículo de passageiros com tração dianteira da GMC, mas fora isso, o Acadia não tinha muitos outros grandes recursos para interessar aos compradores. Indo para a 2ª geração do Acadia, as vendas do SUV caíram nos últimos anos, com uma queda de 30.000 unidades de 2017 a 2018.